O espetáculo “Cafuxa e seus convidados” se apresenta em Manaus


O Festival de Teatro Infantil Del Valle Kapo termina no próximo final de semana, dias 28 e 29 de janeiro, com a apresentação do espetáculo da palhaça “Cafuxa e seus convidados”, do grupo Compalhaçada, às 17h, no Teatro Direcional, no Manauara Shopping. O festival foi aberto no dia 7 com a peça “História de um Barquinho”, seguida por “Era uma vez” e “A Hora Mágica”.

“Cafuxa e seus convidados” é uma idealização do ator e diretor Roger Barbosa. Há seis anos, ele divide a cena nos palcos com a atriz Ariane Feitoza, que protagoniza a palhaça. Barbosa fez a junção de textos de sua autoria, exclusivos para a personagem de Feitoza, com o esquete “Box com Palhaçada”, criado pelos também atores Jean Linhares, Idelson Mouta e a própria Ariane Feitoza. “Box com Palhaçada” chegou a ganhar o I Festival Breves Cenas de Teatro em 2009.

O enredo da montagem começa quando “Cafuxa”, uma palhacinha muito charmosa, ainda procura seu lugar no mundo e não sabe qual o seu verdadeiro talento. Conta a história que ela passa por várias profissões e apronta as maiores peripécias. “Primeiro como bilheteira de teatro, onde não consegue vender nenhum ingresso para nenhum espetáculo devido ao seu excesso de honestidade”, ressalta o autor Roger Barbosa.

De acordo com Roger, a trama mostra que, no desenvolvimento da profissão de bilheteira de teatro, “Cafuxa” conhece um cliente especial, um palhaço chamado “Meio Fino”, interpretado por Jean Linhares, que demonstra interesse por ela.

“Por não conseguir se dar bem como bilheteira de teatro, “Cafuxa se transforma em uma vendedora de chapéus. Aí, se mete em mais confusões ao tentar impor seu estilo ‘discreto’ aos clientes, e ganha um novo pretendente, o palhaço “Debi-Lóide”, vivido por Idelson Mouta”, descreve Barbosa.

Porém, depois de muitas tentativas de trabalho, “Cafuxa” conclui, finalmente, que o seu real talento é fazer as pessoas rirem. Torna-se, então, uma palhaça muito famosa, realizando muitas viagens e shows e reencontrando “Meio Fino” e “Debi-Lóide”, que se digladiam pelo seu amor. Em virtude da discórdia, a palhacinha propõe uma disputa entre os dois, para ver qual deles conquista o seu coração. Para saber o final dessa história sublime, somente indo conferir no Teatro Direcional.

O elenco de “Cafuxa e seus convidados” é composto pelos atores Ariane Feitoza, Jean Linhares, Idelson Mouta e Roger Barbosa. A direção é de Roger Barbosa e do grupo Compalhaçada, tendo produção da Artcena produções.

Para o diretor do Teatro Direcional, Adriano Goubet, o Festival de Teatro Infantil chega ao seu final coroado de êxito e sucesso. “Atingimos o nosso objetivo de trazer o público infantil para se divertir no teatro”, diz Goubet. Segundo ele, a ideia é procurar realizar sempre nos períodos de férias esse tipo de evento. “Trabalhamos para cativar as crianças em torno da magia do teatro, com vistas à formação do público adulto do futuro”, destaca.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário